Nascido em Manaus (Amazonas, Brasil), Raphael Alves estudou Comunicação Social com habilitação em Jornalismo na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Fotografia na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Artes Visuais no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Obteve também o título de Master of Arts em Fotojornalismo e Fotografia Documental na London College of Communication / University of the Arts, em Londres (ING).

Além de colaborar com agências e veículos nacionais e internacionais em Manaus (AM), Brasil, dedica-se aos seus projetos autorais, voltados para a compreensão do papel e posicionamento do ser humano no espaço dividido pela natureza e o urbano.

 

O trabalho de Raphael Alves foi premiado na 31 ª edição do 'The Best of Journalism da Society for News Design', 2010. Também ganhou o prêmio Fiema (Feira Internacional de Tecnologia Para o Meio Ambiente) de Jornalismo Ambiental, em 2010. Em 2012, recebeu uma menção honrosa na Concurso Cultural Leica Fotografe. Em 2013, foi um dos selecionados na 'Convocatoria Iberoamericana de Proyectos Fotográficos Saltando Muros', organizada pela Fundación Fondo Internacional de las Artes (FIArt) e a Secretaría General Iberoamericana (SEGIB). Em 2014, o ensaio “Limites Imprecisos”, de Raphael Alves, foi premiado com o primeiro lugar no 'Leica X Photo Contest'. Em 2015, recebeu o prêmio Fapeam de Jornalismo Científico na categoria Fotojornalismo. Em 2017, foi premiado no 'Pictures of The Year Latin America' (POYLatam). Em 2018, recebeu menção honrosa no Primer Prémio de Fotografía Internacional 'Memoria Visible'. Em 2020, foi premiado na convocatória do BarTur Photo Award e no edital do Itaú Cultural "Arte como Respiro".

© Raphael Alves / Fone: 55 092 98101 0003 / photoraphaelalves@gmail.com

​Manaus, Amazonas, Brazil

  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social